Seg - Sex 08:00 - 18:00 | Sábado 08:00 - 12:00+55 (43) 3373-8300recepcao@clinican3.com.br +55 (43) 3373-8300
Equipe multidisciplinar
Um time completo em um único local

O atendimento multidisciplinar é o diferencial da Clínica N3 e facilita a vida do paciente

Quando o assunto é saúde, quanto mais assertivo for o diagnóstico médico, maiores serão os benefícios do tratamento. Uma equipe composta por especialistas de diferentes áreas que atuam de forma interligada facilita a vida do paciente e favorece a avaliação. É com este propósito que a Clínica N3 vem atuando em Londrina desde 2017. O centro integrado de neurologia, neuropediatria e neurocirurgia oferece um atendimento multidisciplinar humanizado que tem por objetivo cuidar das pessoas e não apenas tratar doenças.

Atualmente, o time da N3 é composto por neurologista, neurocirurgião, neuropediatra, neurofisiologista, neurorradiologista intervencionista, hematologista, ortopedista pediátrico, fisioterapeuta, enfermeira, técnica de enfermagem, nutricionista, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, entre outras especialidades. A neuropediatra Dra. Daniela Godoy, sócia da Clínica N3, observa que, hoje em dia, com as inúmeras atribuições que as pessoas têm, não há tempo a perder e com o atendimento multidisciplinar há mais rapidez no tratamento: “Com todos os profissionais no mesmo local, conseguimos dialogar melhor, avaliar os casos e discutir estratégias de intervenção. Muitas vezes, dentro do próprio consultório é possível contar com o especialista de outra área”.

A equipe multidisciplinar otimiza serviços e processos, pois enxerga o paciente como um todo. No caso de uma criança com dor de cabeça, por exemplo, após a consulta inicial com a neuropediatra e a realização de exames que excluem doenças orgânicas, na N3 o paciente já é encaminhado para a psicóloga, que avalia as questões comportamentais e emocionais. Pode ser que essa criança não coma de forma correta ou faça um jejum muito longo, então, é necessário passar por uma nutricionista, e a clínica tem uma profissional à disposição. Se há suposição de que a causa da dor de cabeça seja dormir com a boca aberta ou roncar, então, entra em ação a fisioterapeuta do sono.

É possível contar nos dedos os casos em que preciso entrar com medicação, pois na maioria das situações o problema é relacionado à alimentação, ao sono ou ao emocional”, comenta Dra. Daniela, reforçando a importância, a eficácia e a qualidade dos serviços prestados por um time de profissionais de diversas áreas.

Visão global

A fisioterapeuta Dra. Camila Bonomo afirma que o paciente atendido na clínica tem a possibilidade de um atendimento global. Ratificando a afirmação da neuropediatra, ela relata que a reabilitação de diversas doenças se dá, além do tratamento clínico, por meio do tratamento não medicamentoso. “A interação entre os profissionais envolvidos dentro da N3 resulta em um melhor desempenho, adaptação e abordagem no tratamento”, comenta. A fisioterapia tem um papel importante na equipe, pois ajuda os pacientes a retornarem para suas atividades com melhor qualidade de vida, autonomia e confiança.

Para a neuropsicóloga Dra. Samanta Coser, o benefício deste detalhamento apurado para a equipe multidisciplinar é a otimização de uma visão mais geral do paciente, que favorece todas as áreas envolvidas no atendimento. “Essa avaliação é passada para a equipe para ajudar tanto no diagnóstico diferencial quanto nas intervenções necessárias identificadas pelos demais profissionais”, explica.

No caso da avaliação neuropsicológica, além da entrevista (anamnese), são conduzidos alguns testes por meio dos quais é realizado um levantamento das funções cognitivas para identificar se há algum comprometimento ou se todas estão preservadas. Atenção, memória, funções executivas, linguagem, velocidade do processamento, percepção visuoespacial e orientação de tempo estão entre as funções cognitivas avaliadas pela neuropsicologia.

A Clínica N3 vem investindo em estrutura e pesquisa para atender seus pacientes de forma completa, multidisciplinar e humanizada. “Trabalhamos para que as pessoas sintam-se acolhidas aqui na N3, possam ter um diagnóstico correto e um tratamento completo de suas doenças. Se a solução ainda não existe, temos as ferramentas necessárias para a pesquisa e para buscar respostas. Queremos tratar não só a doença, mas cuidar do ser humano de forma completa. Nem sempre a dor é amenizada somente com medicamentos, precisamos olhar o todo. A medicina só tem um caminho: a atuação de forma humanizada!”, afirma Dr. Leonardo Camargo, médico neurologista e sócio da Clínica N3.

Posts relacionados

Deixe seu comentário

× WhatsApp