Seg - Sex 08:00 - 18:00 | Sábado 08:00 - 12:00+55 (43) 3373-8300recepcao@clinican3.com.br +55 (43) 3373-8300
Equipe multidisciplinar
Um time completo em um único local

Exercitar a mente favorece a longevidade cerebral

Simples mudanças de hábitos podem trazer grandes benefícios à saúde do cérebro; adotar uma dieta saudável, praticar atividades físicas e aprender coisas novas é indispensável para a mente

É possível manter a mente ativa e o cérebro produtivo, livre de doenças neurodegenerativas, mesmo com o avançar da idade? Há alguns anos havia uma teoria de que ser humano nascia com um número definitivo de neurônios que se perderiam ao longo da vida, o que explicaria a perda de memória e outros danos neurológicos decorrentes da idade avançada. No entanto, estudos recentes mostram que isso não é mais uma verdade, pois existem substâncias que o cérebro produz para se manter sempre vivo.

Atualmente há grande preocupação com a saúde do coração, dos músculos e com a perda de peso, e o cérebro tem ficado em segundo plano. Mas, para quem quer fugir das doenças que turvam a memória, como Parkinson e Alzheimer, por exemplo, e tem o intuito de manter o cérebro ativo por mais tempo, também é necessário cuidar da saúde cerebral.

Exercícios físicos praticados regularmente aliados a um estilo de vida saudável (alimentação com baixo teor de gordura e açúcar) e a atividades que movimentem o raciocínio e a memória compõem a receita indispensável para retardar a degeneração precoce das células do cérebro e, consequentemente, preservar a vitalidade cerebral.

A neuropediatra Dra. Daniela Godoy, da Clínica N3 – Neurologia, Neurocirurgia e Neuropediatria, afirma que todo tipo de exercício é válido, seja dança, luta, natação, corrida, musculação, entre outros. “O mais importante é diversificar para sempre ativar o maior número de áreas possível”, esclarece. As atividades mentais não devem ficar de lado – leitura, práticas manuais como pintura e bordado são fundamentais -. A socialização também é extremamente importante para manter a saúde do cérebro.

Jogos de memória e palavras cruzadas são opções consagradas quando o objetivo é manter o cérebro produtivo, mas há muito mais a se fazer para ajudar a massa cinzenta. Novos desafios são muito importantes para cultivar a mente ativa e estimular o sistema nervoso. Nessa lista entram a prática de novos esportes, de atividades variadas como jogos de tabuleiros e quebra-cabeças e o aprendizado de um novo idioma; hobbies, como coleções, também trazem benefícios.

Segundo um estudo realizado em Dallas pela Universidade do Texas, adotar novos hobbies, como aprender novos idiomas, fotografia, pintura, e até jogar videogame são atividades que fortalecem o cérebro. “Essas atividades estimulam diferentes vias cerebrais e, com isso, mantêm mais áreas do cérebro ativas e aumentam as conexões entre essas áreas, o que é essencial para o bom envelhecimento cerebral”, comenta Dra. Daniela.

Sobre os malefícios causados pelo uso excessivo de redes sociais, a neuropediatra explica que o equilíbrio é sempre a melhor alternativa. “Tudo feito em excesso pode ser prejudicial, pois as outras vias cerebrais ficam inativas. A tecnologia veio para ficar, e ajuda demais, desde que bem utilizada”, frisa, complementando que as redes sociais são excelentes meios de comunicação, e que os jogos eletrônicos, por sua vez, estimulam muito todos os sentidos e melhoram o raciocínio.

Related Posts

× WhatsApp