Seg - Sex 08:00 - 18:00 | Sábado 08:00 - 12:00+55 (43) 3373-8300recepcao@clinican3.com.br +55 (43) 3373-8300
Equipe multidisciplinar
Um time completo em um único local

Pressão alta pode comprometer a saúde do cérebro

 Acidente vascular cerebral, demência e perda de memória estão entre as doenças que têm relação com a hipertensão arterial; veja como se prevenir

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças do cérebro, como o acidente vascular cerebral (AVC) – isquêmico ou hemorrágico – e síndromes demenciais.

A hipertensão arterial é um dos maiores fatores de risco para a função cognitiva, como demência, perda de memória e habilidades de pensamento, além de doenças cerebrovasculares. Pesquisas recentes confirmam que pode haver ligação entre o aumento da pressão sanguínea e maior risco de demência. Outros fatores de risco são a dislipidemia, o diabetes mellitus, o sedentarismo, o tabagismo, o etilismo descontrolado, os transtornos do sono e o abuso de drogas ilícitas (e muitas vezes, lícitas).

Além dos vasos sanguíneos, incluindo os cerebrais, outras várias áreas do organismo podem ser afetadas pela hipertensão arterial. Portanto, os picos pressóricos acentuados estão relacionados não apenas ao aumento das taxas de AVC, mas também à Doença de Alzheimer, de infarto agudo do miocárdio (IAM), doenças oftalmológicas, renais, cardíacas e pulmonares.

Sintomas

Os principais sintomas da pressão alta incluem dor de cabeça, tontura, embaçamento visual, palpitação e outros mais graves como dor torácica, crises epilépticas e perda da consciência. É necessário estar atento, pois nem sempre a doença dá sinais. “Muitas vezes, a pressão alta não gera sintomas e esse é um dos riscos, pois quando se eleva lentamente, o organismo vai se adaptando e muitas vezes é uma doença silenciosa, mas não menos agressiva”, alerta o neurologista Dr. Leonardo Camargo, da Clínica N3 – Neurologia, Neurocirurgia e Neuropediatria.

Qualquer descontrole pressórico deve ser considerado um sinal de alerta para a procura por um médico, pois o tratamento precoce é o mais eficaz, além das medidas profiláticas que visam evitar o desenvolvimento da hipertensão arterial, afinal, o melhor caminho é sempre a prevenção.

Cuide-se!

É importante controlar a pressão arterial para reduzir o risco de danos cardíacos e doenças relacionadas ao cérebro. Dentre as orientações estão: evitar a ingestão excessiva de sal, de alimentos condimentados e processados; ingerir a quantidade ideal de água para o seu organismo; evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas; praticar atividade física regularmente; procurar um especialista para diagnosticar e tratar doenças do sono; estar atento ao histórico familiar de hipertensão arterial sistêmica.

Nos casos em que a doença já está instalada, todos esses fatores não deixam de ser importantes, bem como a investigação das outras causas secundárias de HA e o tratamento medicamentoso prescrito pelo médico. 




Posts relacionados

× WhatsApp